domingo, 14 de outubro de 2012

Resumão...

Semana passada foi meio tumultuada...Tive algumas coisas burocráticas pra fazer, outras mais agradáveis, como ajudar minha amiga recém chegada do Brasil, Elisângela, a se organizar por aqui...








Isso foi legal, pois assim pudemos nos conhecer melhor. Ela vem da Unesp de de Araraquara, está nas Sociais fazendo Estágio Doutoral, chique, né?










Pois bem, então fui com ela até à Faculdade, à Loja do Cidadão e mostrei alguns lugares como o restaurante Adega do Paço do Conde (jantamos lá), fomos as compras e dei uma força na arrumação da cozinha do andar dela que estava desocupado té então.















Comemos o Arroz de Marinheiro (lembra o jeito da Paelha, mas não é igual) que é um prato servido em diversos lugares por aqui, assim  como o Arroz de Feijão. Salmão grelhado e vinho tinto da casa. (Muito bom!)








Os afazeres domésticos foram muitos e isso é chato, mas necessário...rs







A cozinha ficou ótima, mudamos quase tudo de lugar... Sabe como é, né? "Demos o nosso toque"!








Por aqui, na rua estamos na mesma, agora com a "Latada"...rs 


O povo aqui gosta mesmo de festa!!! Depois não sabemos porque os brasileiros são tão festivos...rsrsrsrs

Estou com muita dificuldade em entrar no horário daqui... durmo tarde e depois é um perrengue pra acordar... No final de semana almoçamos as 16h (daqui, 12h no Brasil) isso deixa nosso relógio biológico maluco... Requer uma disciplina muito difícil de se conseguir, especialmente quando de madrugada, por volta das 5h se escuta ao longe o que parece uma briga entre um homem e uma mulher... conforme foram subindo em direção a Sé Velha deu pra perceber que era papo de bêbado...mais um...rsrsrsrs

Ô Juão!!!

O rapaz chamava, aos berros: " - Ô Juão! ô Juão!" E falava uma porção de coisas num português completamente embriagado que, de longe, não dava pra entender nada.

Aos pucos, vieram caminhando na direção da minha janela, e aí ficou mais claro: " - Ô Juão eu não te dixe pra não bebeire assim? Ô Juão, me responde quando falo contigo Juão... Tu és burro Juão?" Tu és surdo Juão?  Ô pá, eu não te avisei seu corno!!!" e daí se seguiram outros tantos palavrões...

O pobre do João nada dizia, ou porque estava constrangido, ou talvez estivesse bêbado de mais para dizer alguma coisa...rsrsrs

Aí a garota dizia: " - Para com isto, assim tu magoas o Juão!"
Então o rapaz gritava: " - Ô Juão! Tua ficaste magoado Juão?" E nada de se ouvir a voz do coitado do João...rsrsrsrs

E continua: "- Me diga Juão, estáis magoado comigo?  Se ficaste magoado te peço desculpas! ... Fala Juão!" e, em não havendo, ou não sendo possível ouvir a resposta do infeliz do João, ele berrava para a moça: " - Está magoado nada! Este filho duma puta está bêbedo demais para estaire magoado...Me responde ô Juão!" (rsrsrsrs)

A esta altura, eu já me solidarizava aos sentimentos da moça, que bêbada, intercedia em favor do judiado João... 

Fiquei com tanta pena do pobre... Bêbado, tendo que voltar para casa a pé , de madrugada, numa subida sem fim, e ainda por cima sendo achincalhado por uma cara de porre..., é demais para qualquer cristão!...rsrsrsrs

E assim subiram a rua, o João mudo, a menina a defender o João e o rapaz a enxovalhar e a dizer desaforos para o calado e embriagado João...

Fique deitada rindo e ao mesmo tempo compadecida pela sorte miserável do  tal João que, com um amigo destes, definitivamente, não precisa de inimigos...rsrsrs




Na sexta-feira (05/10) tive estudo de campo, muito bom! Seguimos um trecho do Rio Mondego que sofreu diversas intervenções e serve também para a irrigação na região de Coimbra.Mas isso vou contar numa edição especial...
O que posso adiantar é a parte cultural e turística, a final somos alunos estrangeiros e mesmo aula de campo tem sua face turística.



Conhecemos, nos arredores de Coimbra o local onde está a barragem que forma o espelho d' água que banha a baixa. Um local de reflorestamento que é utilizado para corridas, caminhadas e ciclismo.









Também visitamos o castelo de Monte Mor, uma fortificação romana que passou por restauração e mesmo as ruínas ficaram muito charmosas com jardins gramados, árvores e flores.






Há um espaço muito legal para representações teatrais e ainda estava lá o cartaz de Shakespeare no Castelo (uma programação de verão com peças de William Shakespeare, mas cuja temporada já está encerrada).










No castelo também tem uma igreja em estilo barroco, eu creio, que está adaptada para famílias que alugam o local para casamentos (muito romântico!).



























Mas a visão do alto do castelo é espetacular e dá pra ver a vila do castelo, já restaurada e também os campos de cultivo de arroz no entorno que é beneficiado pela irrigação do Mondego.








Fomos a Avenal e Condeixa. Lá almoçamos. Um almoço escolhido pelo professor Rui com cuidado para experimentarmos os pratos tradicionais locais. vinho e uvas deliciosas, doces como mel de sobremesa... Coisas de Portugal!











Este de cabrito ou cabra, não sei o gênero do caprino (rsrsrs) mas estava bom. Não sou muito amante desse pratos exóticos mas provei e confesso que são iguarias! Acompanhou arroz, batatas e verdura cozida.












Prato feito com carneiro ao vinho, batatas gratinadas e uma verdura que parece couve... Muito bom, não sobrou nada! rsrsrs














Aqui, o Arroz de Marinheiro (novamente) muito bom! Dá pra notar a diferença do preparo do prato no visual.












Depois fomos conhecer uma nascente (por insurgência) preservada e utilizada pelos romanos de Conímbriga para abastecimento por meio de um aqueduto subterrâneo.



Em Conímbriga, há um local onde eram extraídas as rodas dos moinhos. 












Ainda há algumas que foram deixadas lá quando o local deixou de ser explorado (eu creio).














Por fim, fomos a uma formação de calcário muito antiga. Uma paisagem realmente linda! A montanhas são altas e dá o maior trabalho pra subir... Eu achei um bom lugar pra subir e não forçar demais o tendão... é a idade já não ajuda muito...rsrsrs




O céu azul e a vista do alto das montanhas são espetáculos à parte...
Uma experiência extraordinária! Essa sensação de estar em um local que levou milhares de anos para se formar...
A gente pensa em como estrá daqui a outros milhares de anos...É fabuloso!


A grandiosidade destas grutas (não sei de devo chamar assim... mas vá lá!) é impressionante. Não são profundas, mas são impactantes, especialmente quando temos a dimensão das aberturas diante da escala humana...




Dentro da que entrei, havia também uma abertura para cima, acredito que tenha cedido. É surpreendente, belo e ao mesmo tempo assustador quando se pensa nos processos de transformação daquele terreno até chagar a forma atual. Eu nunca havia estado em um lugar assim!














Uma vegetação incrivelmente simples e bela, com forte presença das oliveiras carregadas de azeitonas verdes... 







Maravilhosa este estudo de campo... em um único dia aprendemos o que levaríamos um mês em sala de aula! Fora o visual que não tem comparação quando visto (e sentido) "in loco"




Na segunda-feira fui até Taveiro comprar um bom tênis de caminhada na Decathlon. Comprei um tênis e um blusão pro frio...



Ontem fui levar a Elisângela na Junta da Freguesia tirar atestado de residência, estava chovendo e decidi estrear o tênis novo... cara, se eu não estivesse segurando no corrimão da escada, teria descido rolando..., tamanho o escorregão que tomei... tinha uma moçada no café ao pé da escadaria e eles ficaram rindo (FdP! rsrsrs)...mas no fundo, foi engraçado mesmo...rsrsrsrs 

Fiquei "P" da vida por que o tênis era pra não escorregar!... aquela porcaria! 

Ainda bem que estava segurando aí não me machuquei, mas as pedras aqui são como um sabão quando molhadas... mais um tombão de escada pra minha coleção...rsrsrsrs

Hoje (09/10) fiquei em casa estudando e vendo os e-mails... O dia estava chuvoso e só saí pra ir a mercearia comprar pãozinho e umas outras poucas coisas. Mas fui com o outro tênis...rsrsrs... É mais seguro!







Nenhum comentário:

Postar um comentário