terça-feira, 25 de setembro de 2012

Breve resumo...correndo atrás!

Sábado, domingo, segunda e terça...


Como são muitos dias tentarei ser breve, embora não tenha muitas imagens, pois só hoje minha câmera voltou a trabalhar...rs









Como já havia escrito, sexta-feira tivemos nossa primeira reunião e conheci o lugar onde faremos as disciplinas, o Colégio São Jerónimo.










A vista de lá é muito bonita e apesar de não haver sol, as fotos da janela da sala de reuniões do Departamento ficaram legais.


















Também não saí no final de semana, fiquei lendo, limpando e arrumando as coisas por aqui.
















Acho que além das fotos do quarto será interessante conhecerem a cozinha do andar em que estou, já que cada um dos 3 andares da casa tem um banheiro e uma cozinha. 















Na minha modesta opinião cozinha a do meu andar é a mais bonita... 











É uma cozinha portuguesa, com certeza...








Hoje tivemos um workshop e foi bastante interessante assistir as apresentações do que está sendo pesquisado. Como não terminou hoje, sexta-feira teremos segunda rodada.










Desde ontem chove, como chove em Ubatuba... Uma chuva fina e persistente. O ar está bem frio, apesar do termômetro marcar 16°c parece mais frio na rua.




Assim, o movimento é quase nenhum, até agora, mas quando chegar próximo das 22h, o movimento no bar aqui em baixo recomeça. Ontem foi uma cantoria só... Até parecia dia de jogo no Brasil... Cada curso tem suas músicas, como as torcidas organizadas e fica uma verdadeira guerra entre elas, só na cantoria, risos e muita bebida. Os veteranos com suas capas pretas e os "caloiros", como chamam aqui, do jeito que podem, rs.








Um capuccino para espantar o frio!













Como aqui existem muitas festas, segue-se uma breve pesquisa sobre as festividades tradicionais da Universidade de Coimbra. 



Peço desculpas se algo ficou de fora ou se não entendi bem todas as etapas, sequências e/ou funcionamento das...tradições.





FESTAS TRADICIONAIS:



As festas são organizadas pela Associação Acadêmica de Coimbra, fundada em 1887. Dentre as mais importantes tem esta de recepção, chamada de "Praxes", em que os veteranos passeiam com os calouros pela cidade cantando e puxando um grande cordão humano de mãos dadas ladeia abaixo e acima. Muita festa e alegria, mas como  nosso "trote" no Brasil, não foi sempre assim, agora tem um Código acadêmico que regulamenta esta brincadeira para que não haja incidentes graves.



A Latada (entre 11 e 17 de outubro), é uma brincadeira em que os veteranos amarram latas nos calouros, mas também tem atrações culturais com artistas famosos do país. 



A Venda das Pastas é uma ação festiva de cunho social, em que os alunos da Universidade de Coimbra saem as ruas da baixa acompanhando as crianças da Casa da Infância "Dr. Elysio de Muora", vendendo as "Pastilhas", representações da pasta da praxe feitas pelas próprias crianças, a fim de arrecadar fundos para a instituição.


Verbena: segue-se a atividade de venda das pastas, momento que são servidos lanches aos estudantes e crianças e há também realização de espetáculos para o divertimento dos miúdos (como aqui dizem).



Queima das Fitas é uma mais tradicional das festividades, data do início no séc. XIX e ocorre no final do semestre, com duração de 8 dias, no mês de maio. Celebra o fim da graduação, com o ritual da queima das fitas de cada curso. Neste período há muitas atividades artístico-culturais pela cidade que inclui a Serenata Monumental na escadarias da Sé Velha. Estas festividades incluem a Serenata Monumental (abertura); a Récita das Faculdades; o Cortejo dos Grelados; a Garraiada e; a Benção das Pastas.



"Foram-se as fitas queimadas
O fumo subiu ao ar
Ao ver o fumo das fitas
Senti munha alma chorar"
(Poema de Vaz Craveiro) 


A Serenata Monumental que é o início da semana da Queima e consiste em, a meia noite, de quinta pra sexta, há fado tocado pelas guitarras de Coimbra.


Récita das Faculdades: parte das festividades da Queima das Fitas, ocasião em que estudantes das faculdades sobem ao palco para cantar, interpretar, tocar, em fim, fazer uma apresentação artístico-cultural, sempre com viés de crítica política e social.



Cortejo dos Grelados ou dos quartanistas: ponto alto da Queima das Fitas e há uma disputa entre os cursos que saem às ruas com seus carros alegóricos construídos pelos Grelados, cada curso possui suas cores próprias enfeitados com flores de papel e outros ornamentos  (lembram carros alegóricos das antigas paradas de 7 de setembro enfeitados pelas escolas no Brasil). O início do cortejo é na Alta da Universidade e segue descendo até o Largo da Paragem na Baixa.



A Garraiada é das mais antigas tradições de Coimbra. Os estudantes vão até Figueira da Fóz na praça de touradas onde uma ou duas vacas são soltas e há uma perseguição "ao pobre" animal. Apesar de haver grupos de proteção aos animais contrários a brincadeira, ela persiste como parte da tradição da Queima das Fitas.



Benção das Pastas: acontece 3 semanas depois do Cortejo dos Grelados. É uma cerimônia religiosa em que o Bispo de Coimbra abençoa as pastas dos novos fitados que chegam ao fim do primeiro ciclo de sua vida acadêmica, marcando a entrada no mundo do trabalho e momento em que estes assumem o compromisso de ajudar a tornar a sociedade mais justa e fraterna. Atualmente também representa a passagem para ou graus seguintes da formação acadêmica.



Nenhum comentário:

Postar um comentário