quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Dia difícil (mais pra "desventuras em série")...(rs)



Hoje o dia não foi muito produtivo, quase nada do que me propus a fazer deu muito certo...





Primeiro, fui à Secretaria Gral da Universidade e quando cheguei não haviam mais senhas, terei que voltar amanhã as 7:00h para pegar as primeiras senhas de modo que não perca a hora da aula.





Depois fui ao banco, abrir uma conta de estudante, mas como não tenho número de contribuinte, não pude abrir a conta.






Então já era hora do almoço e fui a cantina da faculdade e havia uma fila imensa, desisti e me sentei para ler, estudar um pouco até que fila diminuísse... Quando finalmente a fila já estava menor, descobri que só conhecia duas das opções de comida, a mesma de ontem... carne de porco com batas e sopa de peixe (com o calor que estava, nem pensar...), as demais eu não fazia nem ideia! 


Tentei investigar mas nada me parecia bom...então me disseram que uma tal de francesinha (tipo de lanche no prato) era bom de comer e me pareceu boa ideia. 



No entanto, quando chegou, o prato era colossal (como dizem por aqui)... No fim era assim: num prato grande, toda a volta coberta de batas fritas, no meio, um sanduíche estranho montado com uma parte de pão que parecia de hambúrguer, presunto (nosso, não daqui), bisteca de porco, queijo, salsicha escura, calabresa, outra parte do pão, ovo na chapa coberto com mais queijo derretido e por cima de tudo um molho meio alaranjado (até agora não sei do que era feito, mas não era ruim, não). 

(foto ilustrativa...não tive coragem de fotografar na hora...rs)



Desnecessário dizer que, primeiro não dei conta de comer tudo aquilo. Segundo,meu sistema digestivo A C A B O U! 

Eu mal conseguia descer a ladeira em direção à pensão e quando cheguei, não demorou muito tempo para "ter notícias" do estrago feito...rs


Depois disso, achei melhor nem jantar, comi uvas...rs








Mais para o final da tarde, já recuperada dol "almoço", fui com D. Anita à Junta da Freguesia tirar meu atestado de moradia (+ 4 euros de taxas), a fim de, na segunda-feira, ir até a Baixa, na Loja do Cidadão providenciar meu número de contribuinte.











A descida foi agradável, pois D. Anita é muito animada, divertida, falante, nem parece uma senhora de mais de 70 anos, descendo e subindo ladeiras. O sol estava ameno e a brisa soprava fresca.
















Depois eu a acompanhei à missa na Sé Velha e pude ver pessoalmente o que só havia visto pela internet, o interior da igreja. É muito bonito, com pinturas, ornamentos e esculturas. 





Toda arquitetura é medieval e me dei conta que era a primeira vez que entrava em uma igreja medieval. Mesmo não sendo a ocasião mais adequada, me atrevi a fotografar sem flash mesmo. 



























Foi uma missa muito diferente das que temos no Brasil, sem música... achei melancólica, apesar do padre ser muito bom em seu sermão! Mas ainda creio que música entre aquelas paredes de pedra e pé direito muito alto, daria outra vida...
















Foi praticamente uma celebração particular, pois além das freiras (maioria bem velhinhas), estávamos apenas eu, D. Anita - que rezava pelo aniversário de falecimento de sua irmã - e uma outra senhora desconhecida. Digo desconhecida porque D. Anita conhece todo mundo e sai cumprimentando a todos por onde passa...e esta, ela não conhecia..rs.














Ao final, voltamos para casa e cá estou a postar minhas desventuras do dia de hoje, que só não foi de todo perdido pela saída com D. Anita e pelas poucas fotos que tirei.























Agora, qui em baixo, os estudantes começam a chegar no barzinho e já dá pra ouvir a música, os passos, as conversas e as risadas. Haja ânimo... Será que são sempre os mesmos todos os dias?

Ontem estavam mais comedidos, menos gritos e mais conversas e risos, até deu pra escutar a seleção musical dos anos 90...



Hoje a música é atual, mudanças no repertório...rs


Hoje pensei muito em minha família e em tudo o que significa estar aqui...Acho que se pudesse traria todo mundo pra cá. Pois, apesar das ladeiras e da comida estranha (rs), aqui é um lugar ótimo para se estar e apesar das saudades me sinto feliz aqui.


A Cláudia me disse que o inverno é triste e melancólico e que muitos ficam deprimidos porque além do frio as nuvens de chuva deixam os dias escuros e essa vida toda nas ruas desaparece... 

Vamos ver, eu esterei por aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário